quarta-feira, 28 de março de 2012

Livre para concorrer


                                  Certidão Negativa de Crimes Eleitorais
Nas últimas semanas, alguns boatos de que o petista Antônio Bueno não poderia concorrer nas eleições de 2012 circularam na imprensa regional. Diante desse equívoco jornalístico, o PT de Santiago vem a público defender seu presidente, apresentando à comunidade santiaguense documento da Justiça Eleitoral comprovando que Bueno não tem nenhuma condenação e que está livre para disputar o pleito. Abaixo, um artigo em que o presidente Bueno detalha como esse tema surgiu e acabou sendo mal abordado por alguns jornalistas.   


PODEMOS CONCORRER?*

                                                           Antônio Bueno
A resposta desta pergunta passa pela vontade pessoal do candidato e pelo aval do Diretório do Partido a qual pertence, mesmo que alguns queiram dar outra interpretação à chamada lei da ficha limpa e outros que deveriam preservar o silêncio, dada a função que ocupam, já sinalizam com decisões absolutamente inconsistentes.

A Lei da ficha limpa veio para moralizar a política, retirar da vida pública os contraventores que tenham praticado crimes de relevância na vida pública ou privada, não meras distorções burocráticas.

Toda a minha campanha de 2008 foi custeada com recursos próprios, portanto, tinha a clareza plena da minha capacidade de endividamento. Por ter uma nota fiscal datada um dia antes da emissão do recibo eleitoral não representa crime eleitoral, não estava gastando sem a devida disponibilidade de recurso. Destacando que não existe, no meu caso, decisão de Colegiado.

Se tivesse na função de Magistrado teria vergonha de retirar os direitos políticos de um cidadão que apenas não atentou para um dispositivo burocrático, potencializando-se uma questão menor enquanto despreza outros acontecimentos de muito maior relevância.

Tenho 54 anos de idade, sou casado e possuo três filhos, trabalho no Banco do Brasil há 31 anos, exerci o mandato de Vereador por 8 anos e estou no PT desde 1994. Nunca ao longo de minha vida emiti um cheque sem fundo, sempre paguei religiosamente minhas contas, jamais deixei de honrar meus compromissos, nunca fui envolvido em qualquer processo de corrupção. Portando, ser incluído na vala comum dos ficha suja é uma injustiça imensurável contra minha pessoa e que precisa ser analisa na Justiça Comum pelo dano moral que me causa.

A lista dos trinta consta o nome de um companheiro que sequer foi lhe dado o direito de concorrer fruto da prepotência e arrogância do Cartório Eleitoral que o qualificou como analfabeto, mesmo ele tendo escrito e lido na frente do Magistrado.

Não existe tendência não, como a matéria quer passar, o próprio Presidente do TSE foi muito claro ao dizer que a lei tem validade imediata para os que tiveram problemas na eleição de 2010 e as contas rejeitadas em 2008 serão analisada caso a caso, exatamente para fazer JUSTIÇA àquelas que apresentaram problemas de menor gravidade.

*Antonio Carlos Rosa Bueno