sábado, 28 de abril de 2012

*O Tempo não Pára - V (final)

Dos prognósticos que fazíamos na última postagem da série 'O Tempo não Pára' sobre as alternativas para as 'oposições' ao governo do PP de Santiago nestas eleições, um deles colocava a possibilidade de não sair o 'frentão' e, então, ocorrer a alternativa dois. Sabíamos, naquele momento, da enorme resistência do PMDB, principalmente, de concordar em abrir mão da cabeça-de-chapa oposicionista ao Executivo Municipal para alguém que não rezasse pela sua cartilha e nem se submetesse aos seus caprichos. Escrevemos então: " (...) 2- Não sai a Frente (pelo menos nesse formato mais amplo) mas o PT coliga-se com o PPL, lançando Bianchini e Bueno, enquanto o PSDB e o PMDB também lançam suas candidaturas para a chapa majoritária...". Dizíamos também: "Esse é o cenário possível que temos no momento. Mas, sabe-se, a 'política é dinâmica' e outras surpresas também não estão descartadas..."

Dito e feito. Lamentavelmente, segundo  foi divulgado, a surpresa  - ou nem tanto - (mas que não estava descartada)  ocorreu na tarde de ontem, quando representantes  de quatro partidos 'oposicionistas' (PMDB, PSDB, PDT e PTB), descumprindo acordo previamente estabelecido com o PT, PPL,  PSD e PPS,  resolveram alijar da disputa eleitoral justamente o nome daquele que seria o melhor, o mais preparado, o mais popular  e  representativo candidato que suas  hostes estavam apresentando para se contrapor ao continuismo do PP,  ou seja, o vereador Miguel Bianchini, do Partido Pátria Livre, o PPL.  Lamentável também a postura do PDT, que deixou-se seduzir pela cantilena  de sereia peemedebista. Mas, enfim...

Mas,  então, a pergunta que não quer calar: como tudo aquilo que estava sendo discutido há vários meses, acordado e assinado foi, não mais que de repente, ignorado, tripudiado, jogado na 'lata do lixo' da política local? 

É o próprio vereador Bianchini quem  nos informa em seu blog como se deu o recuo em relação ao que já tinha sido acordado e a estranha e equivocada decisão tomada ontem pelos quatro representantes dos partidos oposicionistas que se julgam os 'donos da verdade' em Santiago: "Os partidos de oposição, não suportando mais as protelações do PMDB, decidiram escolher os candidatos da majoritária. Fui escolhido pela ampla maioria para ser o candidato a Prefeito e foi dado um prazo para o PMDB apresentar um vice para compor a chapa da oposição. Tudo registrado em ATA. Neste período afloraram sentimentos de supostos líderes do PMDB em repulsa a minha conduta quando ainda no PP. Sob alegação de manter a unidade partidária, a ATA foi rasgada e nova decisão foi tomada, à revelia dos possíveis candidatos."  (...) "Depois de uma longa “lua de mel” das oposições, uma grave crise foi instaurada e ela é muito boa para que um futuro projeto para Santiago não carregue nas costas o que não deve."

Miguel Bianchini deixou também bem claro os motivos do boicote à que foi submetido. Vejam alguns dos motivos por ele elencados: "Por bater muito no PMDB defendendo a administração Chicão. Por bater muito no PSDB defendendo a sucessão do Ruivo e atacando o Governo Yeda. Por não aceitar negociações fora da mesa dos partidos da oposição, na reta final da última reunião. Por afirmar que não concorreria de companheiro de chapa de determinado político. Paguei um preço. (...) Pelo encaminhamento das negociações,  comecei a ficar assustado e preocupado com uma possível dificuldade de governabilidade futura. Este tormento terminou ontem. O desfecho foi muito bom para mim e saiu muito barato, pelo menos entrei e sai com a cara limpa mais uma vez."  (Blogue 'Está morto quem não Peleia').

Agora, com esse novo cenário que se descortina em Santiago (que não era o desejado, mas que, paradoxalmente,  também pode trazer outros elementos de caráter positivo - ou  trunfos -,  uma vez que o leque de partidos  agora é menor mas mais identificado política e ideologicamente), uma verdadeira Frente Popular e Democrática pode  ser forjada, transforando o 'limão em limonada'. Cabe agora ao PT, PPL, PSD e outros setores que querem uma mudança real no município - à exemplo do que temos visto no Estado e no País -, de forma decidida, mas fraterna, unitária e responsável, fazerem a devida avaliação do novo quadro que se abriu  e articularem-se sem mais entraves,  amarras e vacilações que o agrupamento  heterogêneo do extinto 'frentão' representava. E, para capitanear esse processo e concorrer ao Executivo Municipal em outubro próximo, não temos dúvidas de que  dispomos de  duas alternativas do melhor quilate, pois  tanto o companheiro Miguel Bianchini quanto o companheiro Antônio Bueno podem representar a contento a  verdadeira alternativa oposicionista que Santiago precisa e merece.

Espera-se que agora  - com essa nova composição democrática-progressista  com um viés predominante de esquerda (PT, PPL, PSD, PPS) que se desenha na agora chamada "3ª Via"  - , avance  também a construção de um verdadeiro Programa de Governo de caráter popular, democrático  e participativo que, com a composição anterior do 'frentão' - mesmo vitoriosa - dificilmente seria implementado em Santiago. 

Por fim, como dissemos anteriormente, não podemos perder mais tempo. Sabe-se que o partido que está no governo (PP) é um 'osso duro de roer', detém, usa e abusa da 'máquina' pública, mas não é imbatível. Pelo contrário,  está sofrendo um grande processo de desgastes,  passou (e passa) por 'rachas' internos e sofreu  também grandes baixas  em seus quadros nos últimos meses.  Seu governo também não vai nada bem, deixando muito a desejar em inúmeras frentes. (Parentese: não tenho nada pessoal contra o prefeito Ruivo e demais integrantes  do governo,  pelo contrário; nossas diferenças residem - sobretudo - na esfera  política/ideológica/administrativa). Talvez, pois,  o 'cavalo  oposicionista' esteja passando 'encilhado', é só uma questão de coragem e competência para, na hora e momento certo,  saber 'montá-lo'. 

Então, companheiros, 'ao trabalho'!  Está na hora de 'fazer-se do limão, limonada'!  Alternância já! Quem não pode perder - por caprichos, miopia política, rancores, teimosia  ou preciosismos  de  alguns que se julgam 'iluminados' -, ao fim e ao cabo, é o Povo santiaguense!  

*Por Júlio Garcia - Série publicada originalmente em http://www.o-boqueirao.blogspot.com.br/

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Um Brasil cada vez melhor

Os resultados gerais da amostra do Censo 2010, divulgada nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), retratam os avanços sociais do Brasil na última década, na opinião da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. Além do aumento de renda, houve avanços nos indicadores sociais, como queda da mortalidade infantil e aumento da frequência escolar, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, as mais pobres do País.

A renda domiciliar melhorou especialmente no Nordeste, com crescimento de 25,5% entre 2000 e 2010. A Região Norte ficou em terceiro lugar, com aumento de 21,6%, atrás somente do Centro-Oeste, com aumento de 23,4%. Segundo Tereza Campello, a valorização do salário mínimo, o aumento do emprego e os programas de transferências de renda como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) foram fatores que contribuíram para o crescimento do rendimento médio mensal dos brasileiros no período.

A taxa de mortalidade infantil teve redução recorde na última década. O índice é 47,5% menor do que o registrado em 2000. “É um avanço espetacular. Em uma década, a mortalidade infantil caiu praticamente pela metade”, diz a ministra. O Nordeste teve a maior redução, de 58,6%. O IBGE reconhece a ampliação de políticas de acompanhamento da saúde e a melhor distribuição de renda como fatores preponderantes para a queda da mortalidade infantil.

As mulheres grávidas beneficiárias do Bolsa Família têm 1,5 de consultas pré-natal a mais do que as grávidas não beneficiárias com igual perfil socioeconômico. A quantidade de crianças nascidas entre 37 e 41 semanas é 14,1% maior nas famílias beneficiárias, em comparação com as famílias não beneficiárias, apontam estudos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A frequência escolar aumentou significativamente na população de 7 a 14 anos. No Nordeste, o percentual de crianças fora da escola caiu para 45,1%. No Norte, a queda foi de 50% em relação a 2000. Hoje, o Bolsa Família acompanha a frequência escolar de 13,3 milhões de alunos entre 6 e 15 anos.

Fecundidade

A ministra considera ainda que os dados do Censo contribuem para rebater “mitos” em torno do Bolsa Família. A taxa de fecundidade caiu especialmente nas regiões Nordeste (-23,4%) e Norte (-21,8%). “Os dados mostram que o Bolsa Família não incentiva a natalidade. Ao contrário. A queda é maior nas regiões que mais recebem os benefícios do programa”, assinala Tereza Campello.

Modelo de desenvolvimento

Os resultados do Censo reforçam a opção do governo brasileiro por um modelo de desenvolvimento que prioriza a inclusão dos mais pobres, aponta Campello. Ela afirma que o Brasil é hoje referência para o mundo em crescimento com inserção social. “O Brasil cresce porque inclui e inclui porque cresce.”

Fonte: http://www.mds.gov.br/

segunda-feira, 23 de abril de 2012

*PT de Luta e Massa reúne 700 militantes

                                                          Fabiano e Tarso cercados por militantes.
Cerca de 700 pessoas representando 100 municípios participaram do 2º Congresso da Corrente PT de Luta e Massa (PTLM), no último sábado (21), no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Aberto no começo da manhã pela principal liderança da tendência no Estado, o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, que deu as boas-vindas aos participantes, o encontro se estendeu até o final da tarde.

Durante todo o dia, militantes da corrente de diversas regiões do Estado se revezaram no microfone para defender os governos Tarso Genro e Dilma Rousseff e debater as estratégias para as eleições municipais 2012, com objetivo de ampliar o número de prefeitos e vereadores do PTLM. No encontro, também foi apresentado um vídeo com uma manifestação do presidente nacional do PT, Rui Falcão, sobre os objetivos do partido no pleito de 2012.

Representando a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), a diretora do Departamento de Direitos Humanos, Tâmara Biolo Soares, apresentou as principais ações da SJDH. Entre elas, citou o POD Pré-vestibular gratuito, a criação do Sistema de Políticas Públicas sobre Drogas voltado ao combate e à prevenção aos entorpecentes e melhorias na infraestrutura da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) e no atendimento dos adolescentes que cumprem medida socioeducativas na Fase.

Ela também listou as políticas para idosos e para pessoas com deficiência, o plano de combate ao crack com a instalação de Centros de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas 24 horas (Caps-AD) e o financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a construção de novas unidades da Fase. “Esse é nosso tijolo para a continuidade do nosso projeto”, afirmou a diretora, referindo-se aos projetos da SJDH.

À tarde, a principal liderança nacional do PTLM, deputado federal Jilmar Tatto, participou do congresso. Líder do PT na Câmara dos Deputados, ele apresentou um panorama para a militância dos temas que dominam a pauta do Congresso Nacional: a CPI Mista “do Cachoeira”, a votação do Código Florestal e a renegociação da dívida dos Estados com a União. Em sua manifestação, o deputado parabenizou a organização da corrente no Estado e elogiou o trabalho do secretário Fabiano à frente da SJDH, principalmente em relação à prevenção das drogas. “É um trabalho muito bonito que você (Fabiano) está fazendo no combate ao crack”, acrescentou Tatto.

O congresso se encerrou com a participação do principal nome petista no Estado: o governador Tarso Genro. Em seu pronunciamento, ele fez uma análise sobre a crise econômica que atinge países da Europa e um balanço das principais ações do seu governo. Tarso destacou a valorização do salário dos servidores e os concursos para o magistério e a Brigada Militar. O governador afirmou que até o final do mandato pagará o piso nacional aos professores.

Ele destacou, ainda, a captação de recursos internacionais para investimentos em infraestrutura e saneamento.

        Lideranças estaduais e nacionais qualificaram o debate.  
Em relação às tendências do PT, Tarso garantiu que todas estão contempladas em seu governo. “Este governo não diferencia secretários pelas suas correntes, mas diferencia pela sua competência. Disse aos secretários: ‘busquem recursos fora’, e o Fabiano buscou”, afirmou o governador, referindo-se aos recursos federais pleiteados pela SJDH e ao financiamento que a Secretaria está captando junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. 


Ao agradecer os militantes da corrente, que lotaram o Dante Barone, o secretário Fabiano disse que a prioridade agora é a implantação dos projetos elaborados em 2011. “Estruturamos um trabalho e vamos dar continuidade na secretaria”, concluiu ele.


*Por Jaqueline da Silveira

sábado, 7 de abril de 2012

Aprovação popular de Dilma cresce e chega a 77%, aponta pesquisa CNI/Ibope

Índice de confiança na presidenta também subiu de 68 para 72% em comparação com pesquisa anterior.
                                                           Pesquisa mostra que cresceu a popularidade de Dilma (arte: Vilhena).

Pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quarta-feira (4), mostra que a presidenta Dilma Rousseff, em seu segundo ano de governo, obteve aprovação de 77% dos brasileiros no mês de março.

A avaliação da presidenta superou os 72% obtidos em dezembro.

Já o governo Dilma manteve os 56% de aprovação da última edição da pesquisa, enquanto o percentual dos que disseram confiar na presidente subiu de 68% para 72% em comparação com a pesquisa anterior.

O levantamento CNI/Ibope foi feito na última semana de março em 142 municípios. Ao todo, foram ouvidas 2.002 pessoas.

(As informações são do Portal UOL)

quinta-feira, 5 de abril de 2012

‘’Meu lugar é aqui, na esquerda”

                                                                          Diretório do PT recebe Bianchini.
A noite de quinta-feira, 5, foi especial para o PT e para o PPL. Numa aula de democracia, o vereador Miguel Bianchini (PPL) e cerca de 20 membros do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores debateram sobre o atual momento político de Santiago. A reunião chegou a quase três horas, espaço em que Bianchini também pôde falar de sua trajetória política. A história do vereador foi amplamente valorizada pelo PT, dada a característica de aprendizado. Primeiramente, por circunstâncias pessoais, acabou se filiando e sendo eleito pelo PP. Porém, situações com as quais não concordava fizeram Bianchini tanto amadurecer ideologicamente quanto se afastar do PP, migrando para um partido de esquerda, o novo PPL. Agora, a expectativa fica para os próximos dias, quando o futuro político de Bianchini será definido. Porém, já é certo que a esquerda de Santiago ganhou um excelente político e cidadão, uma pessoa comprometida com nosso município, com a ética e a justiça social. Por fim, deixamos uma frase dele, do próprio vereador Bianchini: ‘’Meu lugar é aqui, na esquerda”.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Miguel Bianchini na sede do PT

                                               Miguel Bianchini e Tarso Genro.
O vereador Miguel Bianchini (PPL) e o Diretório Municipal do PT de Santiago terão importante reunião nesta quinta-feira, 5. A iniciativa foi do próprio Partido dos Trabalhadores, já que Bianchini é um potencial candidato a prefeito e vem se aproximando intensamente do Governo Tarso Genro. A atividade servirá para que Bianchini fale de sua trajetória política e sobre os motivos que o fazem se aproximar do governo estadual. Porém, o tema mais aguardado diz respeito às perspectivas da oposição no pleito deste ano. A reunião é restrita a membros titulares e suplentes do diretório do PT e ao vereador do PPL.