segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Hora de votar onde o governo deve investir. Universidade pública deve ser a grande novidade para a região

O Diretório do PT de Santiago definiu suas indicações de voto para o Processo de Participação Cidadã do Governo do RS, marcado para 10 de agosto próximo. Portanto, o partido indica que a comunidade da região vote nas seguintes demandas: na nº 1 – Apoio a APL’s e cadeias produtivas; na nº 4 – Fortalecimento da Agricultura Familiar; na nº 8 – Ampliação e recuperação de espaços escolares; e na nº 13 – Construção de casas e lotes urbanizados.

O Partido dos Trabalhadores também esclarece que a população não precisa ficar receosa caso decida não votar em alguma outra demanda. Para a área da saúde, por exemplo, todo o valor necessário já está previsto, inclusive com um percentual mínimo do orçamento definido em lei federal. A saúde é uma política de Estado, que deve investir os valores que a lei estipula independentemente de quem está no governo.

Universidade gratuita

Por fim, todos poderão votar em um indicativo regional. E é aí que pode estar o grande avanço. É que uma das opções é a instalação da Uergs – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul em nossa região. Ela é uma instituição pública onde, portanto, o aluno não paga nada para estudar, igual ao modelo das universidades federais.

2 comentários:

  1. Foi muito importante o Diretório do PT de Santiago ter definido indicações de voto no Processo de Participação Cidadã do Governo do RS. Com esta atitude, o partido expressa o firme desejo de tomar decisões, de assumir a participação nos assuntos públicos e de criar espaços democráticos de participação popular. O PT de Santiago deve entrar na luta para acabar com a apatia política da nossa sociedade, permitindo que muitas pessoas recuperem a confiança na ação coletiva e na própria capacidade de mudar as coisas. É preciso implantar modelos alternativos, condenando a redução da democracia a um simples mercado eleitoral de uma opção política a serviço de uma minoria privilegiada e com estreitos vínculos no mundo dos negócios.

    Iara Castiel

    ResponderExcluir
  2. Se o partido conseguisse viabilizar a vinda de um polo universitário público para Santiago teria um enorme cacife eleitoral e algo a mostrar de concreto. Aguardemos!

    ResponderExcluir