sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cruzada contra as drogas*


Uma mobilização contra as drogas. Foi o que ocorreu em São Vicente do Sul e Santiago, cidades da Região Central, no dia 26 de agosto. Junto com delegados do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, palestrou para estudantes do Instituto Federal Farroupilha, em São Vicente, e da Universidade Regional Integrada (URI), em Santiago. As atividades foram coordenadas pelo deputado José Francisco Gorski, o Chicão.

Diante dos auditórios lotados tanto no Instituto Farroupilha quanto na URI, representantes do Denarc, como o diretor, delegado Joel Oliveira, falaram sobre as ações que estão sendo realizadas no combate às drogas e os males que os entorpecentes causam. Oliveira destacou que nos Estados Unidos 20 mil pessoas morrem de overdose a cada ano, acrescentando que no Brasil não há estatísticas sobre o número de mortes ocasionadas pelas drogas. Eles aproveitaram para divulgar o número do Disque-Denarc – 0800 518518 – para receber as denúncias envolvendo drogas

O delegado regional da Polícia Civil de Santa Maria, Marcelo Arigony, destacou ser preocupante o avanço das drogas e que a política que o governo do Estado “tem sido um alento”, especialmente pelas ações de prevenção aos entorpecentes. Já o deputado Chicão destacou o trabalho da secretaria no combate e prevenção às drogas. “O Fabiano é um grande secretário e vai sensibilizar o governo para que invista cada vez mais nesse trabalho”, disse o parlamentar.

O secretário fez manifestações semelhantes nas duas palestras. Ele apresentou o Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas, aprovado pela Assembleia Legislativa em março deste ano. Inovador, o sistema prevê, entre outras medidas, o uso dos bens apreendidos com o tráfico como “contraveneno” ao tráfico. Veículos serão utilizados para o aparelhamento das polícias e no auxílio de entidades que trabalham na recuperação de dependentes e na prevenção.

 O secretário ainda destacou que a iniciativa prevê 60% dos recursos juntados das apreensões e leilões de bens para a repressão, tratamento e projetos de prevenção. Cada área ficará com 20% das verbas.

Fabiano, que classificou as duas palestras como “agendas do bem”, defendeu a mobilização da sociedade para “salvar as famílias”, hoje assoladas pelas drogas e o sofrimento. “Essa é uma luta coletiva, temos de nos dar as mãos”, afirmou o secretário, que aconselhou os jovens a “não entrar nas drogas”. O secretário ainda destacou que Santiago deverá receber veículos apreendidos com o tráfico.  

Em São Vicente do Sul, a juíza Ana Paula Nichel Santos também frisou a necessidade de união de autoridades e sociedade para frear o avanço das drogas. “Quem consome, às vezes, está na nossa casa”, afirmou a magistrada, acrescentando “que há uma maior presença do Estado” no trabalho de combate e prevenção.

Reunião – Depois de cumprir as agendas oficiais, Fabiano se reuniu à noite com um grupo de dirigentes e militantes do PT em Santiago. Na pauta, a preparação do partido para as eleições municipais na cidade e os projetos do governo do Estado que podem beneficiar o município.

*Reportagem e foto por Jaqueline Silveira - Coordenadora de comunicação da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário