segunda-feira, 23 de abril de 2012

*PT de Luta e Massa reúne 700 militantes

                                                          Fabiano e Tarso cercados por militantes.
Cerca de 700 pessoas representando 100 municípios participaram do 2º Congresso da Corrente PT de Luta e Massa (PTLM), no último sábado (21), no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Aberto no começo da manhã pela principal liderança da tendência no Estado, o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, que deu as boas-vindas aos participantes, o encontro se estendeu até o final da tarde.

Durante todo o dia, militantes da corrente de diversas regiões do Estado se revezaram no microfone para defender os governos Tarso Genro e Dilma Rousseff e debater as estratégias para as eleições municipais 2012, com objetivo de ampliar o número de prefeitos e vereadores do PTLM. No encontro, também foi apresentado um vídeo com uma manifestação do presidente nacional do PT, Rui Falcão, sobre os objetivos do partido no pleito de 2012.

Representando a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), a diretora do Departamento de Direitos Humanos, Tâmara Biolo Soares, apresentou as principais ações da SJDH. Entre elas, citou o POD Pré-vestibular gratuito, a criação do Sistema de Políticas Públicas sobre Drogas voltado ao combate e à prevenção aos entorpecentes e melhorias na infraestrutura da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) e no atendimento dos adolescentes que cumprem medida socioeducativas na Fase.

Ela também listou as políticas para idosos e para pessoas com deficiência, o plano de combate ao crack com a instalação de Centros de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas 24 horas (Caps-AD) e o financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a construção de novas unidades da Fase. “Esse é nosso tijolo para a continuidade do nosso projeto”, afirmou a diretora, referindo-se aos projetos da SJDH.

À tarde, a principal liderança nacional do PTLM, deputado federal Jilmar Tatto, participou do congresso. Líder do PT na Câmara dos Deputados, ele apresentou um panorama para a militância dos temas que dominam a pauta do Congresso Nacional: a CPI Mista “do Cachoeira”, a votação do Código Florestal e a renegociação da dívida dos Estados com a União. Em sua manifestação, o deputado parabenizou a organização da corrente no Estado e elogiou o trabalho do secretário Fabiano à frente da SJDH, principalmente em relação à prevenção das drogas. “É um trabalho muito bonito que você (Fabiano) está fazendo no combate ao crack”, acrescentou Tatto.

O congresso se encerrou com a participação do principal nome petista no Estado: o governador Tarso Genro. Em seu pronunciamento, ele fez uma análise sobre a crise econômica que atinge países da Europa e um balanço das principais ações do seu governo. Tarso destacou a valorização do salário dos servidores e os concursos para o magistério e a Brigada Militar. O governador afirmou que até o final do mandato pagará o piso nacional aos professores.

Ele destacou, ainda, a captação de recursos internacionais para investimentos em infraestrutura e saneamento.

        Lideranças estaduais e nacionais qualificaram o debate.  
Em relação às tendências do PT, Tarso garantiu que todas estão contempladas em seu governo. “Este governo não diferencia secretários pelas suas correntes, mas diferencia pela sua competência. Disse aos secretários: ‘busquem recursos fora’, e o Fabiano buscou”, afirmou o governador, referindo-se aos recursos federais pleiteados pela SJDH e ao financiamento que a Secretaria está captando junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. 


Ao agradecer os militantes da corrente, que lotaram o Dante Barone, o secretário Fabiano disse que a prioridade agora é a implantação dos projetos elaborados em 2011. “Estruturamos um trabalho e vamos dar continuidade na secretaria”, concluiu ele.


*Por Jaqueline da Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário