domingo, 31 de outubro de 2010

Dilma está eleita a primeira presidenta do Brasil

Dilma Rousseff acaba de ser eleita, matematicamente, a primeira mulher presidenta do Brasil. A candidata do PT derrotou nas urnas o tucano José Serra. O resultado desta eleição é mais que uma aprovação do Governo Lula, é, finalmente, um Brasil que aposta no Brasil, que aposta em um projeto de país que vem diminuindo, consideravelmente, as desigualdades sociais, a exploração do homem pelo homem, um país que, concretamente, está se transformando no tão sonhado "país do futuro".

sábado, 30 de outubro de 2010

4 últimas pesquisas dão vitória para Dilma

Ibope, Datafolha, Vox Populi e Sensus anunciam últimas pesquisas, diferença pró-Dilma oscila entre 10 e 14 pontos

O instituto Datafolha divulgou na noite deste sábado 30 sua última pesquisa eleitoral. Ela aponta vitória de Dilma Rousseff com 55% dos votos válidos, ante 45% de José Serra.

Para o Ibope, Dilma tem 56% e Serra 44%.

O Vox Populi mostra uma diferença maior, com 57% para Dilma e 43% para Serra.

A CNT/Sensus, divulgada no início da tarde, a petista registra 57,2% contra 42,8% do tucano.

Neste dia 31 de outubro, os primeiros dados das apurações devem começar a ser divulgados a partir das 19 horas e o resultado final das eleições presidenciais deve sair antes das 22 horas.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Datafolha: Dilma manteve a liderança de 12 pontos

Pesquisa Datafolha realizada ontem voltou a indicar estabilidade no quadro da corrida presidencial, com Dilma Rousseff (PT) mantendo liderança de 12 pontos sobre José Serra (PSDB).

A diferença agora é que o percentual de indecisos caiu de 8% para 4% em dois dias. Essa redução nesse grupo de eleitores indica que há cada vez menos espaço para mudanças na tendência de favoritismo da candidata do PT.

O levantamento do Datafolha, encomendado pela Folha, foi realizado ontem em 256 cidades e com 4.205 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Quando se consideram os votos válidos, Dilma manteve os mesmos 56% que obteve nos levantamentos de terça-feira (dia 26) e quinta-feira (dia 21). Serra também ficou com seus 44% registrados nas últimas duas sondagens.

Queda dos indecisos

Há alguma variação no que diz respeito aos votos totais, pois aí houve redução dos indecisos. Dilma oscilou de 49% para 50% nesta semana. Serra foi de 38% para 40%. Ambos movimentaram-se dentro da margem de erro da pesquisa.

Os que votam em branco, nulo ou nenhum mantiveram-se em 5%. E houve a queda nos indecisos, de 8% para 4% em dois dias, de terça para ontem.

No geral, as curvas dos candidatos na pesquisa Datafolha neste segundo turno mostram uma tendência clara: Dilma conseguiu ganhar algum fôlego desde o início do mês (pulou do patamar dos 48% para o dos 50% dos votos totais), enquanto Serra parece ter ficado estagnado (começou outubro com 41% e agora tem 40%).

Há também uma pequena variação para baixo, dentro da margem de erro, no percentual total dos que são indecisos somados aos que votam em branco, nulo e nenhum. No início deste mês, eram 11%. Agora, são 9%. Há sinais de que esses eleitores não querem mesmo sair desse grupo.

Marina

Essa tendência é perceptível entre os eleitores que dizem ter votado em Marina Silva (PV) no primeiro turno. No começo de outubro, 9% deles votavam em branco, nulo ou nenhum e outros 18% estavam indecisos. Somados, esses dois grupos eram 27%.

Ontem, segundo o Datafolha, os "marineiros" indecisos caíram para 8%, mas os que vão anular ou votar em branco foram a 18%. Os dois grupos totalizam 26%. Ou seja, cerca de um quarto dos eleitores de Marina não se convenceram até agora a votar em Dilma ou em Serra.

Outro dado que ajuda a entender porque a petista subiu um pouco neste mês e consolidou sua dianteira é o comportamento de quem no primeiro turno votou em branco ou nulo. Na primeira semana de outubro, 14% desses eleitores diziam estar propensos a votar na petista e 25% declaravam apoio ao tucano.

Passadas quase quatro semanas, o quadro se inverteu: 25% dos eleitores que votaram em branco ou nulo no primeiro turno dizem agora que vão escolher Dilma contra 13% que optam por Serra.

A vantagem de Dilma continua ancorada no eleitorado masculino. Entre os homens, ela tem 54% contra 38% de Serra. Já no voto feminino há um empate técnico: a petista está com 46% e o tucano obtém 43%, diz o Datafolha. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número 37721/2010.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ibope: vantagem de Dilma sobe para 14 pontos

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, abriu 14 pontos de vantagem sobre José Serra (PSDB), segundo pesquisa Ibope/Estado/Globo divulgada nesta quinta-feira, 28. De acordo com o levantamento, a petista registra 57% dos votos válidos (que exclui brancos, nulos e indecisos) contra 43% do tucano. No levantamento anterior, Dilma aparecia com 56% contra 44% de Serra.

No total das intenções de voto, a petista lidera com 52% contra 39% do adversário. 5% disseram pretender votar em branco ou anular o voto e 4% estão indecisos. Na pesquisa anterior, Dilma registrava 51% das intenções totais de voto contra 40% de Serra. Os porcentuais de brancos e nulos e de indecisos continua o mesmo. 82% dos eleitores afirmaram que seu voto é definitivo e 13% disseram que ainda podem mudar o voto, enquanto 5% não sabem ou não responderam a essa questão.

Para 80% dos entrevistados, o governo Lula é bom ou ótimo. 15% o consideram regular e 4%, ruim ou péssimo. Foram realizadas 3010 entrevistas entre os dias 25 e 28 de outubro. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 37.596/2010. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CNT/Sensus: Dilma atinge 58,6% dos votos válidos

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou hoje pesquisa realizada pelo instituto Sensus que revela ampla dianteira de Dilma Rousseff em relação ao adversário tucano. Segundo o levantamento, considerando os votos válidos, a petista venceria a disputa contra Serra por 58,6% contra 41,4%, uma diferença de 17,2 pontos percentuais.

A evolução das intenções de voto na candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando em relação ao último levantamento do Sensus chama a atenção. Na pesquisa divulgada no começo de outubro, a petista tinha uma vantagem de 4,1 pontos percentuais para o concorrente do PSDB.

Levando em conta todos os votos, Dilma tem 51,9% contra 36,7% de Serra. Os votos brancos e nulos somam 4,7% do eleitorado e 6,8% dos entrevistados declararam estar indecisos. A pesquisa mostra também que 43% do eleitorado jamais votariam em Serra. Do começo de outubro até agora, a rejeição ao tucano cresceu 6 pontos percentuais.

O Sensus também apresentou a expectativa de vitória do eleitorado. Para 69,7% das pessoas, Dilma vencerá as eleições no dia 31 de outubro. O percentual de apostas no tucano é de apenas 22,7%.

No levantamento espontâneo, quando o entrevista não recebe indicação de nomes para escolher, Dilma vence por uma diferença de quase 15 pontos percentuais: 50,4% a 35,7%. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 desse mês e ouviu 2.000 pessoas em 136 municípios e 24 estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Datafolha: Dilma manteve vantagem de 12 pontos

A candidata Dilma Rousseff manteve 12 pontos percentuais de vantagem sobre seu adversário no segundo turno das eleições, o tucano José Serra. Segundo pesquisa divulgada hoje pelo Datafolha, ela aparece com 56% dos votos válidos, contra 44% do tucano.

O resultado é idêntico ao registrado no último levantamento do instituto, realizado no dia 21. No total de intenções de voto houve leve oscilação: Dilma tem 49% contra 38% de Serra (na semana passada, a petista estava à frente com 50% a 40%).

No Sudeste, o tucano perdeu três pontos percentuais e agora é derrotado pela petista por 44% a 40%. No Sul, ele perdeu dois pontos percentuais, mas ainda vence Dilma -que cresceu dois pontos- por 48% a 41%.

No Nordeste, ponto forte da petista, a distância entre os dois adversários, que oscilaram negativamente um ponto, ficou a mesma da pesquisa passada (37 pontos, ou 64% a 27%). Foram entrevistados 4.066 eleitores em 246 municípios em todos os Estados do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Pretendem votar em branco ou anular o voto 5% dos eleitores entrevistados (eram 4% no último levantamento), enquanto 8% dizem estar indecisos (contra 6% da última pesquisa). Contratada pela Folha e pela Rede Globo, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 37.404/2010.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Vox Populi: Dilma tem 14 pontos de vantagem

Pesquisa Vox Populi/iG publicada nesta segunda-feira mostra que, a menos de uma semana das eleições, a candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, mantém a dianteira sobre o tucano José Serra na corrida presidencial. A ex-ministra da Casa Civil oscilou dois pontos para baixo em relação ao levantamento realizado pelo instituto entre os dias 15 e 17 de outubro e agora conta com 49% das intenções de voto. Com isso, ela tem uma vantagem de 11 pontos sobre Serra, que perdeu um ponto e aparece com 38%.

O número de eleitores que pretendem votar nulo ou em branco ainda é de 6% - mesmo índice contabilizado na última pesquisa. O Vox Populi apontou, no entanto, aumento do número de eleitores indecisos ou que não responderam ao questionário: de 4% para 7%.

Considerando-se apenas os votos válidos, Dilma seria eleita com 57% contra 43% de Serra. De acordo com esse critério, a distância entre os dois candidatos é de 14 pontos, igual à apontada pelo último levantamento. Ainda assim, 88% dos eleitores ainda afirma, porém, que já tem certeza da decisão tomada.

O Vox Populi ouviu 3.000 pessoas em 214 municípios, entre os dias 23 e 24 deste mês e, portanto, já refletem a repercussão de episódios que marcaram o debate presidencial na semana passada, como o tumulto em um compromisso de Serra no Rio de Janeiro. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob número 37059/10 em 20 de outubro.

Vantagem

A região onde a candidata do PT tem a maior vantagem em relação ao adversário tucano é o Nordeste: 64%, contra 27%. O Sul é a única região em que Serra tem vantagem sobre a petista: 47% a 39%. No Sudeste, onde está concentrada a maior fatia do eleitorado, ela venceria por 44% a 40%.

Entre os homens, 53% votam em Dilma e 36% em Serra. Estão indecisos ou votam branco e nulo 10% dos eleitores masculinos. A diferença diminui entre as mulheres. Dilma tem 46% e Serra 40% do voto feminino. Indecisas e votos brancos e nulos somam 14%.

Num momento em que temas religiosos ganharam destaques na campanha, a pesquisa aponta também que Dilma venceria o rival entre eleitores católicos (51% a 39%), católicos não praticantes (53% a 35%) e evangélicos (44% a 41%). Entre os eleitores que não têm religião, a vantagem da petista é de 46% a 38%.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Datafolha confirma vantagem de 12 pontos de Dilma

Pesquisa Datafolha, divulgada hoje, confirma a vantagem da candidata Dilma Rousseff, de 12 pontos, considerando os votos válidos. Excluindo os votos brancos, nulos e indecisos, Dilma tem 56% contra 44% do tucano José Serra.

Nos votos totais, a candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando aparece com 50%. Nessa pesquisa, ela apresenta um crescimento de 3 pontos percentuais em relação ao levantamento divulgado na semana passada. Em sentido contrário, Serra apresentou queda de um ponto percentual, no mesmo período, com 40% das intenções. Os que dizem votar em branco ou nulo continuam estáveis, com 4%. Os indecisos oscilaram de 8% para 6%.

Segundo o Datafolha, 88% dos brasileiros declaram-se totalmente decididos sobre em quem votar no dia 31. Apenas 10% cogitam mudar de opinião. O instituto registrou também um aumentou na audiência dos comerciais dos candidatos na TV. Nesta semana, 63% afirmaram ter assistido pelo menos uma vez à propaganda - na semana passada, o percentual era de 52%. O maior número de eleitores que assistem ao horário eleitoral está no Sul (71%). No Nordeste, o percentual é o menor do país, com 61%.

Marineiros são Dilma

A pesquisa DataFolha confirma um forte movimento dos eleitores que optaram por Marina Silva no primeiro turno e agora votam em Dilma. Segundo o instituto, a petista cresceu oito pontos nesse grupo, de 23% para 31%. Serra perdeu cinco pontos e agora está 46% das intenções de voto desse grupo.

Mulheres com Dilma

As mulheres estão fazendo a diferença na campanha da candidata Dilma. Na última semana, Dilma cresceu dois pontos percentuais nesse público, ficando com 45% das intenções. Em conseqüência, Serra perdeu dois pontos, e está com 41%. Hoje a diferença do voto feminino entre Dilma e Serra é de quatro pontos percentuais.

Entre os homens a diferença é de 17 pontos percentuais. Dilma está com 55% das intenções de voto contra 38% das intenções de voto no Serra.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ibope: Dilma aumenta vantagem no 2º turno

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, está 11 pontos porcentuais à frente de José Serra (PSDB), segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada nesta quarta-feira, 20. A petista tem 51% das intenções de voto contra 40% de José Serra (PSDB). Votos brancos e nulos somam 5% e 4% não sabem ou não responderam.

Considerando-se apenas os votos válidos (excluídos nulos, brancos e eleitores indecisos), Dilma teria 56% contra 44% do tucano.

A petista quase dobrou a diferença em relação ao tucano registrada na pesquisa anterior, realizada entre os dias 11 e 13 de outubro. Naquele levantamento, Dilma tinha 49% das intenções de voto (53% dos votos válidos) contra 43% de Serra (47% dos votos válidos). No primeiro turno, a candidata do PT teve 46,9% dos votos válidos, contra 32,6% do adversário.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 20 de outubro e está registrada no TSE sob o protocolo 36476/2010. Foram realizadas 3010 entrevistas em 201 municípios de todo o País. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Vox Populi: Dilma cresce e vence no segundo turno

Pesquisa Vox Populi/iG divulgada nesta terça-feira mostra que a vantagem da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, em relação ao tucano José Serra aumentou para 12 pontos percentuais. Segundo o Vox Populi, Dilma tem 51% contra 39% de Serra. Na última pesquisa, realizada nos dias 10 e 11 de outubro, a vantagem era de 8 pontos (Dilma tinha 48% e Serra 40%). Os votos brancos e nulos permaneceram em 6% e os indecisos passaram de 6% para 4%.

Se forem considerados apenas os votos válidos (sem os brancos, nulos e indecisos) a vantagem subiu de 8 para 14 pontos. Dilma tinha 54% e passou para 57%. Serra caiu de 46% para 43%. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.

A candidata do PT tem o melhor desempenho na região Nordeste, onde ganha por 65% a 28%. Já Serra leva a melhor no Sul, onde tem 50% contra 41% da petista. No Sudeste, que concentra a maior parte dos eleitores, Dilma tem 47% contra 40% do tucano.

O Vox Populi ouviu 3 mil eleitores entre os dias 15 e 17 de outubro. Os resultados, portanto, não consideram o impacto do debate realizado pela Rede TV no último domingo, nem a entrevista concedida por Dilma ao Jornal Nacional ontem à noite. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral com o número 36.193/10.

Recortes

Depois de toda a polêmica envolvendo temas religiosos como o aborto, Serra atingiu 44% entre os entrevistados que se declararam evangélicos. Dilma tem 42%. Entre os que se declararam ateus, Dilma vence por 49% a 36%.

Entre os católicos praticantes Dilma tem 54% contra 37% do tucano. No segmento dos católicos não praticantes a petista consegue seu melhor desempenho, 55% contra 37% de Serra.

A petista ganha em todas faixas etárias. Já no recorte que leva em conta a escolaridade dos pesquisados, Serra vence entre os que tem nível superior por 47% a 40% da petista. No eleitorado com até a 4ª série do ensino fundamental Dilma tem 55% contra 38% do tucano.

Serra também vai melhor entre o eleitorado com mais renda. Entre os que declararam ganhar mais de cinco salários mínimos, ele tem 44% contra 42% da petista. Dilma tem seu melhor desempenho entre os mais pobres, que ganham até um salário mínimo, 61% a 31%.

Embora seja mulher, Dilma tem índices melhores entre os homens. Conforme o levantamento ela tem 54% contra 38% de Serra no eleitorado masculino e 48% contra 40% do tucano no eleitorado feminino.

No recorte que leva em consideração a cor da pele, Dilma atinge 59% entre os entrevistados que se declararam negros contra 29% de Serra. Entre os brancos, a petista tem 45% contra 44% do tucano.

Segundo o Vox Populi, 89% dos entrevistados disseram estar decididos enquanto 9% admitiram que ainda podem mudar de ideia. Entre os eleitores de Dilma a consolidação do voto é maior, 93%. No eleitorado de Serra, 89% disseram que estão decididos.

sábado, 16 de outubro de 2010

Paulo Preto: novas denúncias revelam mar de lama no governo Serra

Por Cláudio Gonzalez*

A bancada do PT na Assembléia Legislativa de São Paulo concedeu entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (13) para revelar novas suspeitas de casos de corrupção envolvendo o chamado “homem-bomba” do PSDB, o engenheiro Paulo Vieira de Souza, também conhecido como Paulo Preto. Integrande do grupo do agora senador eleito Aloysio Nunes Ferreira, Preto era homem de confiança dos tucanos paulistas até que foi acusado de sumir com quatro milhões de reais do “caixa 2″ da campanha de Serra.

As maracutais envolvendo o ex-presidente da Dersa, Paulo Preto, já eram bastante conhecidas nos bastidores do mundo político. Matérias da revista Veja (clique aqui para ler) e da revista IstoÉ (leia aqui) já tinham trazido à tona graves suspeitas sobre o engenheiro que ocupou cargos de grande importância no governo paulista na gestão do então governador José Serra (PSDB). Mas o nome de Paulo Preto foi jogado sob holofotes mais intensos depois que a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, durante o debate da Rede Bandeirantes, no último domingo (10), citou o desvio de R$ 4 milhões do caixa de campanha de José Serra. O dinheiro teria sido arrecadado por Paulo Preto junto a empreiteiras e depois sumido.

Durante o debate e no dia seguinte, o candidato José Serra disse que não conhecia Paulo Vieira de Souza, mas depois voltou atrás. Nesta terça-feira (12), durante evento em Aparecida do Norte, Serra saiu em defesa do ex-presidente da Dersa e disse que ele é inocente e também que já foi eleito o Engenheiro do Ano.

Denúncias sufocadas pelos tucanos – Com o nome de Paulo Preto ganhando espaço na mídia, a bancada do PT resolveu reapresentar algumas denúncias envolvendo não só Paulo Vieira de Souza mas também o ex-governador José Serra e o atual presidente da Dersa, José Max Reis Alves.

As denúncias de tráfico de influência, desvio de dinheiro público e improbidade administrativa endossam a representação que os deputados petistas devem encaminhar nesta quinta-feira à Procuradoria Geral de Justiça de São Paulo. São denúncias que já circularam pela Assembléia Legislativa de São Paulo mas foram sufocadas pela maioria governista aliada aos tucanos.

Agora, com o assunto ocupando a pauta eleitoral, os deputados petistas têm esperança que as denúncias sejam finalmente investigadas.

Paulo Preto tem estreitas ligações políticas e pessoais com Aloysio Nunes Ferreira Filho, ex-secretário da Casa Civil de São Paulo e senador eleito pelo PSDB em São Paulo. Vieira de Souza e Aloysio se conhecem há mais de 20 anos. Quando, no ano passado, o tucano sonhou em ser o candidato de seu partido ao governo de São Paulo, Vieira de Souza foi apresentado como seu “interlocutor” junto ao empresariado. A proximidade entre os dois é tão grande que a família dele contribuiu para que o ex-secretário comprasse seu apartamento.

Trajetória repleta de episódios nebulosos – “Trata-se de uma trajetória repleta de episódios nebulosos”, disse o líder da Bancada do PT, Antonio Mentor, em referência a Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto.

Segundo Mentor, antes de sair da Dersa, no final de 2009, Preto foi ainda acusado de favorecimento na indicação da própria filha, a advogada Priscila Arana de Souza Zahran, para o Escritório Edgard Leite Advogados Associados, que defende a Dersa e as mesmas construtoras que deveriam ser fiscalizadas pela estatal, no Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Estado.

Deputado eleito e presidente do PT Estadual, Edinho Silva, destacou o acesso a informações privilegiadas que a advogada tinha, ao atuar em um escritório que atendia empreiteiras fiscalizadas por se próprio pai. “É evidente o conflito de interesses”, explicou Edinho.

As empreiteiras atendidas pelo escritório onde trabalha a filha do ex-presidente da Dersa atuaram nas principais obras viárias do Estado, como o Rodoanel, a Nova Marginal e a extensão da Avenida Jacu-Pêssego. Paulo Vieira de Souza era o responsável, por exemplo, por autorizar o pagamento a estas empreiteiras.

“O contrato mais emblemático refere-se à extensão da Avenida Jacu-Pêssego. Nós, da Bancada do PT, fomos até a Dersa, por causa das desapropriações que a obra iria provocar. Paulo Preto foi acintoso, violento e ameaçador”, relatou o deputado Adriano Diogo.

Festa de R$ 1 milhão e ameaça a padre – O estilo do ‘tocador de obras’ do ex-governador José Serra também aparece nas festas que ele promove. “A festa de aniversário que ele realizou em março de 2009, na Casa das Caldeiras, custou R$ 1 milhão, e teve direito até a camelos e odaliscas”, denunciou o líder da Bancada do PT.

O deputado Adriano Diogo relatou ainda um episódio que mostra o estilo truculento do tucano Paulo Preto. Segundo Diogo, durante uma reunião para tratar dos interesses de centenas de famílias que estavam ameaçadas de despejo por causa das obras da avenida Jacú Pêssego, Paulo Preto lançou ameaças e grosserias contra o padre Franco Torresi, que estava na reunião como representante das comunidades ameaçadas de perder suas casas. “O Paulo Preto nos recebeu a contra-gosto e foi super grosseiro. Contou que durante o governo FHC ocupou cargos na área penitenciária e dirigindo-se ao padre Torresi fez um comentário em tom de ameaça. Disse que se tivesse conhecido o padre na época da ditadura, teria o colocado no pau (de arara, instrumento de tortura) e o padre não estaria ali enchendo o saco”, relatou Diogo.

A fama de arrogante e truculento de Paulo Preto é confirmada por um ilustre tucano. O atual governador de São Paulo, Alberto Goldman, chegou a escrever um e-mail a José Serra reclamando do estilo de Paulo Preto. Na mensagem, Goldman diz que o ex-diretor da Dersa é incontrolável, “vaidoso” e “arrogante”.

Vínculo com o esquema PC Farias – A representação da Bancada do PT pede a instauração de um inquérito civil público para apurar os indícios de irregularidades.

A representação dos deputados petistas também pede à Procuradoria investigação sobre o atual presidente da estatal, José Max Reis Alves, que já integrava a diretoria da DERSA na gestão de Paulo Vieira de Souza e foi acusado de participar do Esquema PC Farias, a máfia que atuou durante o Governo Collor, no início da década de 90.

Esta é a segunda representação que a Bancada do PT envia à Justiça sobre o ‘caso Paulo Preto’. O primeiro pedido de investigação, formulado em maio de 2009, está vinculado à Operação Castelo de Areia da Polícia Federal. “Estive reunido na semana passada com o Procurador (Fernando Grella Vieira) e o caso tramita em segredo de Justiça”, explicou o deputado Antonio Mentor.

*Matéria originalmente publicada no site Vermelho

Dilma tem 54% dos votos válidos, e Serra, 46%, aponta o Datafolha

O Datafolha divulgou na noite desta sexta-feira (15) sua segunda pesquisa presidencial no segundo turno das eleições deste ano. Segundo o instituto, a candidata do PT, Dilma Rousseff, tem 54% dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos), e o candidato do PSDB, José Serra, 46%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso significa que Dilma pode ter de 52% a 56%, e Serra, de 44% a 48%.

Na primeira pesquisa realizada pelo Datafolha no segundo turno, divulgada no último dia 10, Dilma registrou também 54% dos votos válidos contra 46% de Serra.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo” e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 35746/2010. O Datafolha fez 3.281 entrevistas na quinta-feira (14) e na sexta-feira (15).

Votos totais

Considerando-se os votos totais (que incluem brancos, nulos e indecisos), a petista tem 47%, e o tucano, 41%. Brancos e nulos somam 4%, e 8% disseram não saber em quem votar.

Na pesquisa anterior, Dilma registrou 48%, e Serra, 41%. Brancos e nulos somaram 4%, e indecisos, 7%.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Os 4 institutos já divulgaram pesquisas para o 2º Turno

O Instituto Sensus, em parceria com a Confederação Nacional dos Transportes, divulgou hoje sua primeira pesquisa para o segundo turno das eleições presidenciais. Segundo ela, Dilma Rousseff teria 52,3% dos votos ante 47,7% de José Serra.

O IBOPE também divulgou nesta quarta-feira sua primeira pesquisa. Em parceria com o Estado de S.Paulo e a Rede Globo, o levantamento apontou Dilma Rousseff com 53% dos votos válidos ante 47% de José Serra.

Se considerados o total de votos, pelo IBOPE, Dilma teria 49% contra 43% de Serra. Ainda estariam indecisos apenas 3% dos eleitores. Outros 5% declararam que votariam em branco ou nulo. A pesquisa ouviu 3.010 eleitores e tem margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

As duas pesquisas pouco se diferem das realizadas pelos institutos Datafolha e Vox Populi, divulgadas nos últimos domingo e quarta-feira. Segundo o Datafolha, Dilma teria 54% dos votos válidos ante 46% de Serra. Já pelo Vox Populi, a petista ficaria com 54,5% contra 45,5% do tucano.

Se comparadas as quatro, a maior vantagem para Dilma Rousseff seria a apontada pelo Vox Populi, com 9% e a menor a do Sensus, 4,6%.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Tarso eleito no 1º turno: um voto de confiança jamais visto no RS

No dia 3 de outubro, um fato histórico para o Rio Grande do Sul: pela primeira vez um candidato foi eleito em primeiro turno para governador do Estado. Tarso Genro (PT) obteve 54,35% dos votos válidos, num claro reconhecimento de que suas propostas e de que sua trajetória na vida pública se apresentaram de forma muito mais positiva e confiável do que as dos demais candidatos. Para complementar o ótimo desempenho do Partido dos Trabalhadores nas urnas, o senador Paulo Paim foi reeleito em primeiro lugar, com 33,83% dos votos válidos. O PT ainda aumentou o número de cadeiras na Assembléia Legislativa e no Congresso Nacional. Todas essas conquistas têm uma razão de ser: o reconhecimento popular ao trabalho que o partido e seus aliados vêm desempenhando em favor da sociedade brasileira. Portanto, neste momento resta agradecer pelo voto, o que é muito mais que apertar a tecla “CONFIRMA”. É, antes de tudo, um voto de confiança para que continuemos nos dedicando ao máximo ao Rio Grande do Sul e ao Brasil.

Agora é eleger Dilma presidente

A última etapa da campanha está voltada para a eleição de Dilma Rousseff (PT) para presidente do Brasil. Ela obteve incríveis 46,91% dos votos válidos. Ou seja: 47 milhões, 651 mil e 434 pessoas apertaram o 13 de Dilma no dia 3 de outubro, muito mais que o candidato de FHC, o tucano José Serra, que só chegou ao segundo turno em função do crescimento de Marina Silva (PV) nos últimos dias, ela que é ex-ministra do Governo Lula. Porém, o mais importante nisso tudo para os gaúchos em particular é que também pela primeira vez na história poderemos ter governador e presidente do mesmo partido, o que representa projetos bastante semelhantes. Isso deve ser um fator bastante positivo para o nosso Rio Grande do Sul.

Datafolha: Dilma lidera e vencerá o segundo turno

No último dia 9, a primeira pesquisa Datafolha neste segundo turno aponta vitória de Dilma com ampla diferença sobre o candidato tucano. Confira abaixo o texto retirado do blog http://www.dilma13.com.br/.

A pesquisa Datafolha divulgada hoje aponta a candidata Dilma Rousseff (PT) à frente no segundo turno das eleições, com 48% das intenções de voto, enquanto José Serra (PSDB) tem 41%.

Os números representam 54% dos votos válidos (descontados os válidos, nulos, abstenção) para Dilma e 46% para Serra.

A pesquisa, divulgada e contratada pelo jornal Folha de S. Paulo, foi realizada no dia 8 de outubro junto a 3.265 eleitores, com margem de erro de 2 pontos percentuais.

sábado, 2 de outubro de 2010

Dilma vence no 1º turno, de acordo com pesquisa diária Vox/Band/iG

Os novos números da pesquisa diária Vox Populi/Band/iG apontam uma queda na diferença entre Dilma Rousseff, do PT, e os outros candidatos. Mesmo assim, a petista ganharia no primeiro turno se o pleito fosse hoje.

Dilma Rousseff tem 47% dos votos, um a menos do que no levantamento anterior. José Serra, do PSDB, aparece com 26%, também apresentando queda de um ponto. Marina Silva, do PV, subiu para 14% das intenções de voto. Votos brancos e nulos somam 4%, e os indecisos são 8%. Todas as oscilações ocorreram dentro margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na véspera da votação, a pesquisa Vox Populi/Band/iG ouviu 3.000 eleitores, 1.000 a mais do que nas enquetes anteriores.

Esse tipo de levantamento, chamado de "tracking", é atualizado todos os dias e serve para antecipar as tendências do eleitorado. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 27.428/10.

Datafolha confirma possibilidade de vitória de Tarso no primeiro turno

Pesquisa Datafolha divulgada na tarde deste sábado (02) confirma os levantamentos dos institutos Methodus e Ibope e indica a vitória de Tarso Genro no primeiro turno. O candidato da Unidade Popular pelo Rio Grande subiu mais três pontos em relação à pesquisa realizada nos dias 28 e 29 de setembro e tem 48% das intenções de voto. Fogaça caiu para 24% e Yeda perdeu um ponto, ficando com 14%.

Descontados os brancos e nulos (4%) e distribuindo-se proporcionalmente os indecisos (8%), Tarso tem 55% dos votos válidos.Na espontânea, Tarso subiu de 35% para 38%, Fogaça caiu de 15% para 14% e Yeda se manteve nos 12% da pesquisa anterior.

Entre ontem e hoje, o Datafolha ouviu 2.015 eleitores em 57 cidades gaúchos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisas Methodus e Ibope apontam vitória de Tarso no 1º turno

Pesquisa do Instituto Methodus, divulgada neste sábado (02) pelo Correio do Povo, indica que Tarso Genro deve ser eleito governador neste domingo (03). Tarso tem 51% das intenções de voto, seguido por José Fogaça, com 24,6%, e por Yeda Crusius, do PSDB, com 14,3%. Os indecisos ficam em 4,2%. Considerando-se apenas os votos válidos, Tarso tem 54,9%, Fogaça conta com 26,4% e Yeda, 15,3%.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 28 e 30 de setembro e está registrada no TSE como 33420/2010 e no TRE-RS como 50562/2010.

Na espontânea, quando não são apresentados os nomes de candidatos para a escolha dos entrevistados,Tarso tem 42,5%, José Fogaça, 17,6%, e Yeda Crusius, 12%. No cenário espontâneo, 23,9% disseram ainda não saber em quem irão votar para o governo neste domingo.

Tarso aparece a frente em Porto Alegre e no Interior do Estado. Entre os eleitores da Capital, tem 48% das intenções de voto, somando 20,3 pontos percentuais a mais que Fogaça, que tem 27,7%. Yeda obteve 11,3% das intenções de voto na Capital. No Interior do Estado, sem incluir as cidades da Grande Porto Alegre, Tarso aparece com 51,1% das intenções de voto, seguido por Fogaça, 24,2%, e Yeda, com 15%.

Senado: Paim dispara e deve ser eleito

Paulo Paim e Ana Amélia Lemos deverão ser eleitos para o Senado. Paim tem 56,6% das intenções de voto, seguido por Ana Amélia, com 52,4%. Germano Rigotto, do PMDB, aparece em terceiro lugar, com 35,9%. Quando apenas os votos válidos são considerados, Paim fica com 68,8%, Ana Amélia, com 63,6%, e Rigotto, com 43,6% das intenções de voto dos entrevistados pelos pesquisadores.

Do índice total de 56,6% obtidos por Paulo Paim 37,4% são referentes à primeira opção dos ouvidos pela pesquisa e 19,2% ao segundo voto. Ana Amélia Lemos, do PP, tem a preferência de 52,4%, sendo 32,4% do primeiro voto e 20% relativos à segunda opção dos entrevistados. Germano Rigotto, do PMDB, obteve 35,9% das intenções de voto. Deste percentual, 17% representam o primeiro voto no candidato e 18,9%, o índice do segundo voto no peemedebista.

Ibope confirma vitória

Pesquisa Ibope divulgada pela RBS neste sábado também indica a vitória no primeiro turno. Tarso tem 48% das intenções de voto, José Fogaça (PMDB), 26%, e Yeda Crusius (PSDB), 15%. A vantagem do candidato da Unidade Popular pelo Rio Grande cresceu quatro pontos. Considerando-se os votos váilidos, Tarso tem 52% e seria eleito no primeiro turno.

Em um eventual segundo turno entre Tarso e Fogaça, o petista teria 53% das intenções de voto contra 35% do peemedebista. Em um cenário com Tarso e Yeda, o candidato do PT teria 61% e a tucana, 23. Quando o cenário apresentado é entre Yeda e Fogaça, o peemedebista ficaria com 55% e a tucana com 22%.

Na sondagem espontânea Tarso tem 37% das intenções de voto, Fogaça ficaria com 20% e Yeda, com 12%. Nesta modalidade, 25% dos entrevistados ainda não sabem em quem vão votar no domingo.