sábado, 1 de maio de 2010

Dia do Trabalhador: data para reafirmar compromisso do PT

Neste 1º de maio vários países celebram o Dia do Trabalhador. A data ficou marcada em 1886, quando milhares de trabalhadores saíram às ruas de Chicago para protestar contra condições de trabalho desumanas e carga horária absurda de 13 horas diárias. A greve paralisou os Estados Unidos e resultou na morte de vários trabalhadores, ao serem oprimidos pela polícia nos dias seguintes.

Em 23 de abril de 1919 o senado francês aprovou jornada de trabalho de oito horas diárias e estabeleceu o 1º de maio como feriado nacional do Dia do Trabalhador. Após a França, vários países tomaram a mesma decisão. Em 1924, no governo de Artur Bernardes, foi a vez do Brasil consolidar a data.

Proletariado hoje

A classe proletária se caracteriza pelo fato de vender a sua força de trabalho, não o produto dele. Ou seja, não importa que o homem produza mais, pois mesmo assim ele continuará a receber a mesma quantia. No modelo capitalista, o “mais” de sua produção ficará com aquele que o emprega.

Por muito tempo este proletariado esteve associado aos funcionários de grandes fábricas, a massas uniformes de trabalhadores da indústria pesada. Porém, com a diversificação da economia, o novo proletário pode estar à frente de uma sala de aula, escrevendo em um jornal, nos serviços domésticos, atuando num tribunal do júri, rebocando uma parede, atendendo em uma lanchonete ou ambulatório médico.

Tal qual o operário, qualquer um desses profissionais pode estar em uma situação na qual sua capacidade de produzir algo é tomada pelo sistema, sem que ele receba o justo pelo resultado de seu serviço. Ou seja, o proletariado ainda está aí. Não veste o mesmo uniforme, mas compartilha da mesma posição de explorado. Está aparentemente fragmentado, mas unido pela mesma causa: uma sociedade menos desigual.

Compromisso do PT

Com mais um 1º de Maio a ser celebrado, o Partido dos Trabalhadores de Santiago reafirma seu compromisso com os trabalhadores de nosso município. A luta por uma sociedade mais justa transcende governos. Ela se dá no dia a dia em qualquer canto do mundo e passa pela consolidação dos direitos dos trabalhadores, por condições de trabalho justas e remuneração condizente com o resultado de sua produção, sem que isso represente um abismo entre os que ganham mais e os que ganham menos. Assim, neste Dia do Trabalhador, o PT saúda a todos os trabalhadores proletários, seja qual for o papel social que ele cumpra.

Partido dos Trabalhadores de Santiago/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário