segunda-feira, 29 de março de 2010

Por que Datafolha cheira mal

Vários fatores estão gerando suspeita sobre a pesquisa Datafolha feitade afogadilho na quinta e na sexta-feira e publicada hoje (sábado, 27 de março de 2010), começandopela pressa e pelo sigilo que envolveram a sua realização. O próximofator que salta aos olhos é a conveniência dessa sondagem para ogovernador José Serra, notoriamente o candidato a presidente dafamília Frias, dona do grupo Folha, justamente na véspera de seuafastamento do governo do Estado e do lançamento da sua candidatura.O terceiro fator está contido na análise do diretor do Datafolha,Mauro Paulino, na Folha, valendo-se da platitude de que “pesquisas sãoflagrantes do momento” e que podem mudar, pois parece plantar uma“explicação” para o previsível desmentido dessa pesquisa por outrosinstitutos.O último fator, tão subjetivo quanto os anteriores, é o de que estamosfalando de um instituto de pesquisas de opinião que pertence à Folhade São Paulo, aquele jornal que não hesitou em publicar, em suaprimeira página, falsificação grosseira de ficha policial da grandeadversária de Serra.A pesquisa tenta se justificar exacerbando os pontos mais frágeis daministra Dilma Rousseff, como a maior dificuldade dela entre aspessoas do mesmo sexo e do Sul do país, arrematando com as propagandasde Serra na TV e sua intensa incursão nos programas de auditório, oucom ele ter admitido que é candidato e por estar chovendo menos em SãoPaulo.Nada explica, porém, que, tão repentina e intensamente, as mulheres eo Sul do país tenham descoberto que amam Serra. Duvido de que umadeclaração dele de que é candidato ou acontecerem um pouco menosdesastres em São Paulo lhe permitiriam angariar cerca de 7,5 milhõesde votos (cada ponto percentual vale 1,5 milhão) tão rapidamente.A pesquisa Datafolha é de uma conveniência inacreditável para Serra.Ele deve ser o político mais sortudo do mundo. Esses números serãousados para ajudar a fechar apoios políticos à sua candidatura e asoterrar resistências dentro do seu partido e entre seus aliadosexternos.Finalmente, concluo que essa manipulação escandalosa permitirá ver atéque ponto o PT está preparado para enfrentar uma campanha desse nível.Se o partido, de uma forma ou de outra, não encomendar pesquisas comceleridade, permitindo, assim, que o factóide surta efeito, serápreocupante.Por outro lado, se o PT mostrar que está antenado e disposto aenfrentar a guerra eleitoral que se avizinha, a Folha e seu grupopolítico poderão descobrir que fizeram uma aposta muito alta aofalsificarem uma pesquisa de forma tão grosseira. E por que o Datafolha foi a campo - Há um outro fator que torna aindamais estranha a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado. Paraentendê-lo, vejamos a freqüência com que o instituto de pesquisas temido a campo para a avaliar a sucessão presidencial.As últimas três sondagens aconteceram de 14 a 18 de dezembro de 2009,de 24 a 25 de fevereiro de 2010 e, surpresa!, meros 30 dias depois. E,à diferença de suas pesquisas anteriores, não houve divulgação de queesta ocorreria.Por que o Datafolha foi a campo tão rápida, sigilosa einesperadamente? Terá alguma coisa que ver com o lançamento iminenteda candidatura Serra, aquela que eu dizia, de novo na contramão damaioria, que era inexorável?

Eduardo Guimarães

Fonte: Blog Cidadania

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