terça-feira, 6 de abril de 2010

Eleições 2010: presidente do PT santiaguense responde a perguntas sobre a mobilização do partido e todo o contexto para o pleito que se aproxima

O Partido dos Trabalhadores de Santiago está fazendo uma forte preparação para as eleições. Toda a quinta-feira acontece reunião ampliada da Executiva, às 18h30 na sede do partido. E na última quinta-feira de cada mês, reunião do Diretório Municipal no mesmo local e horário. Além destas, há atividades extras em diversos setores da comunidade e visita de pré-candidatos em todos os níveis. Dentre esses eventos, destaque para o jantar desta sexta-feira, 9 de abril. O evento será na sede Associação dos Inativos da Brigada Militar (Bairro Maria Alice Gomes), com animação da Banda Sabor Brasileiro. Ou seja, além de discussões políticas e inserção na comunidade, o partido busca se organizar financeiramente e ao mesmo tempo aproximar filiados e simpatizantes em uma festa que promete ser um marco em 2010, a grande arrancada para que o município de Santiago dê a sua contribuição para eleger Dilma presidente do Brasil e Tarso governador do Rio Grande do Sul, dando seguimento a um projeto que está dando dignidade ao povo deste país. E é sobre esse e outros temas que o presidente do PT de Santiago, o bancário e ex-vereador Antônio Bueno (foto), fala na entrevista a seguir, elaborada pela editoria do blog do partido.

Bueno, comece falando do jantar desta sexta-feira. Como ele pode ser importante para a campanha eleitoral?

O jantar de sexta-feira tem um caráter mobilizatório, queremos dar uma nova cara ao partido aqui em Santiago, estamos nos reorganizando e temos o apoio, a vontade e a contribuição de muitos companheiros (as). Será um ato político de profunda reflexão sobre o momento em que vivemos, tudo o que conquistamos nos últimos anos e o caminho que desejamos continuar trilhando.

O evento terá a presença de lideranças estaduais e nacionais? Quais seriam?

Sim, teremos a presença de lideranças importantes do nosso partido, esperamos contar com a presença do companheiro Cristiano Aquino (vice-prefeito de Tupanciretã e pré-candidato a deputado estadual), do companheiro Fabiano Pereira (deputado estadual), do companheiro Valdeci Oliveira (ex-prefeito de Santa Maria e pré-candidato a deputado estadual), do companheiro Paulo Pimenta e Marco Maia (deputados federais), e do companheiro Júlio Quadros (ex-presidente do PT), alguns já confirmaram.

Como fazer para chegar ao local da festa, como comprar cartões?

A festa será na Associação dos Inativos da Brigada Militar (Greminho). O clube fica na Rua Benjamin Constant, no Bairro Maria Alice Gomes. Ainda restam alguns cartões, que podem ser adquiridos com os companheiros (as) Fabio Faccin, Luiz Rodrigues e Iara Castiel.

Mudando um pouco de assunto, como vê as políticas do governo federal na região? Onde elas mais se destacam?

Nossa cidade e região foram fortemente contempladas com as políticas do Governo Lula, muitas obras (habitação popular, ginásios de esporte, creches, postos de saúde, centros comunitários, calçamento e asfaltamento de ruas, recuperação e manutenção da BR 287...), assistência social (milhares de famílias contempladas com o Bolsa Família, Farmácia Popular, programas de geração de emprego e renda, elevação de recursos para a saúde...), Luz para Todos (famílias que não tinham condições financeiras para levar energia elétrica à sua residência no interior receberam instalações de graça), ganho de poder aquisitivo ao Salário Mínimo, reajuste dos salários de servidores públicos federais, ampliação do crédito, financiamento imobiliário em condições diferenciadas, enfim, são diversas iniciativas que dão uma injeção muito forte a economia da região.

Tarso Genro se encaminha para ser o candidato do PT para o Governo do Estado. Diante do quadro de denúncias de corrupção tanto no governo de Yeda Crusius, à frente do RS, quando na administração de José Fogaça, à frente de Porto Alegre, quais as possibilidades de Tarso ganhar já no primeiro turno?

Nós vivemos num momento muito triste no Estado, montaram verdadeiras quadrilhas para saquear recursos públicos e estão comprometidos até o pescoço que ninguém acusa ninguém porque senão a casa cai e as instituições que deveriam agir fecham os olhos. Nessa situação, não podemos separar ninguém, estão todos no mesmo barco, PSDB, PMDB, PP, PPS e DEM são todos responsáveis pela situação em que vivemos e todos permanecem no governo. Tarso representa o resgate do Rio Grande histórico, ético, honesto, desenvolvido e que acompanha o desenvolvimento experimentado pelo resto do país. Não acredito em vitória em primeiro turno, ela será fruto de muita união interna do PT, muita militância, muita luta, muito empenho e organização de todos aqueles que desejam um estado melhor.

Sabemos que para ser presidente do país, deve-se governar para todos os brasileiros. Mas tendo Dilma como presidente e Tarso como governador, o RS poderia ter algum benefício? O alinhamento político seria um facilitador do diálogo?

Sem dúvida, na casa de amigo você não agenda visita, você entra pela porta dos fundos; você não faz enfrentamentos, você acompanha. Estamos presenciando enfrentamento político em prejuízo da sociedade gaúcha, recursos são recusados, aquisições de veículos para segurança ficam parados nos pátios, políticas federais que beneficiariam nosso povo são negligenciadas. Com Dilma presidente e Tarso governador, seria muito diferente, afora a inegável capacidade administrativa do companheiro Tarso. A relação com a Federação será imensamente mais próxima, mais qualificada e nós, gaúchos, teremos grandes avanços sociais e econômicos. Não podemos esquecer que a companheira Dilma tem grandes laços afetivos com nosso Estado, pois construiu sua trajetória política e administrativa por aqui.

Quais as pretensões do partido para a disputa a deputado (estadual e federal) e senador? Quais as chances de crescimento em relação à eleição anterior? Qual o diferencial do trabalho dos políticos do PT na esfera legislativa?

Achamos que é possível aumentar nossas representações na Assembléia Estadual e na Câmara Federal, além de reelegermos o companheiro Paulo Paim senador. A cada ano temos pequenos avanços na consciência democrática do povo brasileiro e a sociedade percebe a diferença entre os parlamentares do PT e dos outros partidos, por isso somos o partido mais referenciado do Brasil. Parlamentar do PT tem ideologia e tem programa, os parlamentares dos partidos de centro-direita têm interesses.

Qual a importância de - para os governos de Dilma e Tarso, se assim se concretizar - ter maioria no Congresso Nacional e Assembléia Legislativa, respectivamente?

Mais importante do que ter maioria é construir uma rede de apoio em cima de um programa capaz de manter as conquistas e avançar em muitos pontos que ainda nos colocam na condição de país “em desenvolvimento”. Queremos mais cidadania, queremos aprofundar cada vez mais a democracia, menos corrupção, menos exploração, enfim, queremos um país realmente para todos em todos os sentidos. Ah! Queremos, sim, oposição forte, atuante, combativa, mas acima de tudo, propositiva e positivista.

Há alguma “estratégia regionalizada”, que nortearia a campanha em Santiago e municípios vizinhos? Como a Regional do PT está atuando?

Mesmo que não oficialmente, estamos tentando construir a Regional Vale do Jaguari do PT. Faz-se necessário que tenhamos iniciativas conjuntas para a campanha 2010 e para os demais passos do partido na região.

A grande mídia mostra números contraditórios em relação à intenção de voto. Há institutos de pesquisa que dão vantagem ao pré-candidato tucano José Serra, enquanto que outros, desligados desta mesma grande mídia, mostram grande crescimento de Dilma. Como vê essa tendência e como o eleitor pode se precaver de eventuais manipulações para prejudicar as candidaturas do PT?

Na medida em que as pessoas começam a pensar nos avanços que tivemos nos últimos anos, comparando com os 8 anos do Governo FHC, do qual José Serra era figura destacadíssima, não tem dúvida: ninguém quer andar para traz. Evidentemente que temos grandes grupos midiáticos “nacionais” que não querem a reeleição do nosso projeto, mas a sociedade está consciente e dará a resposta nas urnas.

Seria importante frisar ao leitor deste blog, por que a grande mídia teria interesse em manipular informações para beneficiar os candidatos de direita, quais os interesses que dessas empresas jornalísticas têm e que não chegam ao conhecimento de muitas pessoas. Poderia falar sobre isso?

Essas empresas estão comprometidas com interesses internacionais e desejam continuar se locupletando com o dinheiro e o patrimônio público, querem meter a mão no pré-sal, nos R$ 230 bilhões que temos em reserva, pedágios etc.. Tudo aquilo que FHC lhes entregou, sem nenhum compromisso com o povo brasileiro.

Bueno, até parece bizarro, mas o tucano José Serra não estaria tentando descolar sua imagem da de FHC? Isso não seria uma atitude que admite todo o mal que o PSDB causou ao Brasil? Mas o próprio Serra foi braço forte de Fernando Henrique Cardoso, correto?

Eles querem mandar novamente o FHC ao exílio, calando-lhe a boca, querem descolar das políticas nefastas adotadas por ele. Não vão conseguir, pois o povo não é bobo e sabe que todos são farinha do mesmo saco e que José Serra participou profundamente do Governo FHC e aplica em São Paulo o programa neoliberal. Esta disputa será de programas e forma de governar, não de pessoas.

Festa no dia 9 de abril, atividades intensas às vésperas de mais uma eleição... Muita coisa está em jogo e o que vai se definir é o futuro de um projeto, o futuro do Brasil. Neste momento, e para finalizar, o que o presidente do PT de Santiago diria à comunidade da nossa região?

Nós temos a intenção de estabelecer um diálogo franco, honesto e muito respeitoso com a sociedade da nossa região, queremos que as pessoas analisem nossa trajetória, nossos compromissos e nossas realizações, sabemos que cometemos erros, lutamos a cada dia para melhorar, mas é inegável que o país melhorou muito com o Governo Lula.

Um comentário:

  1. Muito boa a entrevista. Parabéns aos editores e à direção do PT local.
    Nos veremos dia 9.
    Coragem, abraços e uma 'boa luta'!
    Júlio Garcia

    ResponderExcluir